Energia solar fotovoltaica

Energia Solar


A LEM Engenharia Soluções Elétricas e Solares é uma empresa especializada em comércio, projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos On-grid e Off-grid.

Temos a solução completa para residencias, comércios, industrias, propriedade rurais, embarcações, estações meteriológicas, radares, motorhomes, food trucks, bomba d'águas e cercas elétricas.

 

 

Sistema fotovoltaico On-grid

On-grid

  • O sistema de energia solar ligados a rede, também chamados de grid-tie, este tipo de sistema fotovoltaico precisa, necessariamente, estar conectado à rede de distribuição de energia. São mais eficientes que os sistemas off-grid e dispensam a utilização das baterias e dos controladores de carga, o que faz com que seu kit tenha um preço mais baixo.
  • No caso de sistemas on-grid, os inversores terão, além da função tradicional de converter a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), a função de sincronizar o sistema com a rede pública.
     
  • No sistema on-grid, por não possuir dispositivo de armazenamento, toda a energia excedente produzida (aquela que não é utilizada pela residência ou pela empresa) é enviada de volta à rede convencional de energia elétrica. Com isso, o medidor de energia elétrica gira no sentido contrário e esse excedente é convertido em créditos de energia para o proprietário do imóvel, que podem ser utilizados em momentos onde a demanda é maior que a produção, dentro de um período de até 60 meses.
     
  • Com isso, apesar da residência ainda fazer uso da rede convencional de energia, há uma economia na conta: Esse tipo de sistema é regulamentado pela resolução normativa nº 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que define o mecanismo de compensação de energia e o o padrão de instalação.
     
  • Outro ponto positivo é que esses créditos conseguidos podem ser utilizados por outras unidades consumidoras, desde que possuam o mesmo titular e façam parte da mesma rede distribuidora.

Sistema fotovoltaico Off-grid

  • São aqueles sistemas de placas solares autônomos, independentes da rede de distribuição de energia elétrica, que se sustentam através de baterias, que são seus dispositivos de armazenamento.
     
  • São compostos por painéis solares, cabos e estrutura de suporte, que compõem juntos o bloco de geração de energia; inversores e controladores de carga, que formam o bloco de condicionamento de potência; e as baterias propriamente ditas, que são do bloco de armazenamento.
  • Utilizado para propósitos específicos e locais, como bombeamento de água, eletrificação de cercas e postes de luz, os sistemas de pequeno porte e médio porte.
  • A energia excedente produzida é armazenada nas baterias e utilizada pelo sistema em momentos de pouca ou nenhuma incidência de sol, como os períodos noturnos. Dessa forma, como as baterias são a fonte de energia reserva do sistema, deve-se pensar em adquirir baterias com espaço de armazenamento de energia suficiente para manter a residência, tendo como base a demanda da casa e as condições climáticas locais (em lugares com pouca incidência de luz, a bateria deverá possuir a capacidade de armazenar grandes quantidades de energia nos momentos de insolação, para que possa utilizá-la nos períodos sem luz).
  • Aplicação: propriedades rurais, embarcações, radares de autoestradas,  postes de iluminação solar, sistemas de rádio transmissão, telefones de emergência em rodovias, estações meteorológicas,  bomba de água solar, cercas elétricas para animais, carregadores de baterias, caravanas, barcos e food trucks e motorhomes.